domingo, 15 de novembro de 2009

Palhinha da quarta passada, dia 11/11/2009 - Tema: RIO 2016



NA LONA                                                                                      
de Cristina Fagundes

APARTAMENTO FEITO DE LONAS, TIPO INVASÃO DE PRÉDIO ABANDONADO

AURIMAR – Cadê minha calça, Gorete?

GORETE – E eu que vou saber Aurimar?

AURIMAR – Primeiro foi a minha bermuda agora é a minha calça, daqui a pouco é a minha blusa do flamengo.

GORETE – Calma Aurimar!

AURIMAR – Calma? Tão roubando a gente dentro de casa Gorete!

GORETE – Será que você não esqueceu essa calça em algum lugar?

AURIMAR – Daqui a pouco eu to pelado Gorete!

GORETE – Mas também calça pra quê? O verão ta chegando Aurimar.

AURIMAR – Eu falei pra gente não vir pra cá.

GORETE – Já vai começar de novo?

AURIMAR – A gente vai acabar sendo assassinado aqui. 

GORETE – Ai pára de drama Aurimar.

AURIMAR – A gente devia ter ficado lá em Madureira.  Isso aqui só tem bandido Gorete.

GORETE –É gente sem oportunidade. E pobre não é bandido Aurimar.

AURIMAR – Gorda, isso aqui é uma ocupação, é ilegal.

GORETE – Aurimar a gente ta no Brasil.

AURIMAR -  Aqui só tem vagabundo. 

GORETE – Por enquanto, mas isso vai mudar.

AURIMAR – E se não mudar? E se piorar?!

GORETE – Fala baixo Aurimar, vai acordar os vizinhos.

VIZINHO entra sem a menor cerimônia, abrindo uma das lonas.

VIZINHO – Aí, colchão maneiro hein? Pô, vou levar aqui rapidinho hein.

AURIMAR – Mas peraí, a gente vai...

VIZINHO – Aí, qual é? Vai ficar regulando mixaria pro teu vizinho? (mostra uma faca) Nem chegou e já que dá de patrão?

AURIMAR (com medo) Não, né isso não...

VIZINHO - Pô, to tentando uma interação e pã, mas pelo visto tu tá cum rei na barriga.

AURIMAR – Não num é isso, é que...

VIZINHO – Né não?

AURIMAR – Não, tá tudo.. tudo firmeza, ta tudo legal.

VIZINHO - Então ta beleza, já é. Vou passar aqui mais tarde com uma presença pra gente fumar então.  Fui. (sai levando o colchão).

AURIMAR – Você viu isso Gorete? Ele roubou nosso colchão!

GORETE – Ele só quer socializar Aurimar, vizinho é assim, pede sal...

AURIMAR -  Pede a tv...

GORETE - Ah, ele quer fazer amizade.

AURIMAR – Você viu como ele entrou? Nem bateu na porta.

GORETE – Que porta Aurimar? Num tem porta.

AURIMAR – Ai, meu deus...

GORETE – Mas que dificuldade de adaptação Aurimar. Francamente.

AURIMAR – Gorda, eu acho que eu não vou agüentar morar aqui.

GORETE – Aurimar, presta atenção.  Eu sei que é difícil, mas a gente tem que ser forte.

AURIMAR – Gorete, aqui não tem água, não tem banheiro.

GORETE – Você é muito negativo Aurimar.  Pensa só, agora você não vai nem precisar pagar academia, você sobe a escada com os baldes d´água e pronto.

AURIMAR -  Tão me cobrando pedágio para subir com a água.

GORETE – Quem?

AURIMAR – Uns travestis. 

GORETE – É o sindico e a família dele.  Foi no primeiro andar?

AURIMAR – Não, no quadragésimo sétimo.

GORETE – Que pena, já tava chegando aqui.  Bom, devem ser as regras do condomínio. Mas será que todo mundo tem que pagar?

AURIMAR – Teve um cara que não pagou.

GORETE – E então?

AURIMAR – Morreu.

GORETE – Como e que você sabe?

AURIMAR – Ele tava no lixo hoje de manhã.

GORETE – Hum... Ele podia ta dormindo.

AURIMAR – Tava cheio de mosca.

GORETE – Mas que homem porco, será que ele não toma banho?

AURIMAR – E as crianças peladas na escada?

GORETE – Criança não liga pra andar pelada Aurimar.

AURIMAR – Mas tinha uns adultos com elas.

GORETE – Ai, Aurimar, eles deviam ta brincando.

AURIMAR – Gorete, eu não agüento mais, a gente tem que ir embora daqui agora. 

GORETE – Calma Aurimar, calma. Olha, (fala baixo) presta atenção. Eu sei que é duro, eu também to sentindo falta de conforto, das minhas coisas, mas a gente tem que ter visão Aurimar. 

AURIMAR – Eu sei Gorda, mas é que...

GORETE: Deu no jornal, meu amor, a zona portuária vai ser totalmente revitalizada pras Olimpíadas.  O governo vai investir pesado nisso aqui.  Daqui há 6 anos isso aqui vai ta valendo ouro!  E a gente vai ta aqui! Isso tudo vai ser nosso!

AURIMAR – Será mesmo, Gordinha?

GORETE – Mas é claro Aurimar, isso aqui é a Barra do Futuro! Diz que vai ter até shopping Center e boliche e a gente vai ta no coração disso tudo, vamos ta por cima da carne seca! Vamos ficar ricos meu amor! 

AURIMAR – Mas como e que ninguém percebeu isso?

GORETE – Nem todo mundo tem visão Aurimar, as pessoas pensam pequeno. Tem que ter tutano pra sacar o que ta rolando. Tem que ter sagacidade.  Mas a gente sacou e agora vai ficar rico.   È só ter paciência.

AURIMAR – è... Rio 2016..

GORETE – Vamos ser os reis do Porto meu amor! Não vai ter pra ninguém!

AURIMAR – Mas a gente tem mesmo que morar com essa gente, gorda?

GORETE – Tudo tem um preço Aurimar. 

ENTRA UM PUTA NESSA HORA

PUTA – Aí, falando em preço, oi, eu sou a vizinha aí das parede de isopor com os desenho de piroca, não é que tem a Suelen que também tem as parede de isopor mas com uns palavrão desenhado. Daí não sou eu.  Eu sou a das piroquinha com asa. (mostra) A lá!  Ó!  Seguinte, to com uma promoção de pague frente e leve frente e trás e daí eu pensei que como a gente é vizinho né? ... (olha para Aurimar) tu quer fazer um teste pra ver? Sem compromisso?

AURIMAR – Um teste?

PUTA – É, pra dar uma avaliada no material, vai que tu gosta? Pega aqui pra tu sentir!

AURIMAR – Eu?

PUTA – È pega aqui, viu? E aqui então, ó? É coisa boa meu filho, filé!  Essa varize num conta que eu vou operar e vou tirar fora, mas di resto ta bom né? ... E aí vambora?  

AURIMAR – (OLHA PRA GORETE) Olha, é muita gentileza sua, mas é que eu sou...

GORETE – Vai Aurimar.

AURIMAR – Oi?

GORETE – Ela quer que você vá.

AURIMAR – Mas Gorda ela ta querendo...

GORETE –  Ela quer fazer amizade Aurimar, vai com ela.

PUTA – É logo ali, ó, naquele isopor, do lado daquele cara do crack.

AURIMAR – Aquilo ali é crack?

CHEGA O VIZINHO DE NOVO

VIZINHO  – Aí, trouxe o bagulho pra gente.  Esse é do bom!

AURIMAR – Bagulho?

GORETE – Ah, que gentil. 

AURIMAR – Gorete isso aí é maconha?

GORETE – Deixa que eu cuido disso Aurimar, agora vai que a moça ta te esperando.

AURIMAR –  Mas e você?

GORETE – Vou fazer sala pro... qual o seu nome?

VIZINHO – Picadinho.

GORETE – Picadinho, prazer.  Vai Aurimar. Anda!

PUTA – Borá ném!

AURIMAR – Picadinho...?

GORETE – Vai Aurimar! Pensa no Futuro! Rio 2016! (ele sai com a puta, relutante) (pro vizinho) Tamos gostando muito daqui.  Sua mulher mora aqui com você?

VIZINHO – Não, ela tá presa.

GORETE – Ah, sei...  Vou fazer um bolinho de cenoura então pra você levar ela...  Ela gosta de cenoura?
(a luz vai caindo e eles conversando).
 
fim


___________________________



Jogos - de Jô Bilac

personagens: Mike e Lola

(Mike e Lola, um casal diferente, sempre buscando novidades na vida sexual)
(os dois num parque de diversões particular)

Mike: O que foi Lola? Não está se divertindo...?

Lola: Ai, Mike... Parque de diversões me faz lembrar da nossa filhinha que foi para dysney e nunca mais voltou... Saudade dela!

Mike: Uma ingrata! Não gosto nem de lembrar...

Lola: Esses brinquedos todos! Essa alegria desenfreada! Essa  gente pobre com vontade de ser feliz. Me deprime. Manda eles embora?

Mike: (enxota) Vambora cambada! Sai! Todo mundo ralando! Bora, bora!!! Acabou a mamata! Vambora!!! Bora!!! Circulando, circulando!!!

(todos saem, Mike volta para a esposa)

Mike: está melhor agora, meu amor?

Lola: Não...

Mike: O que foi?

Lola: Ai...Tô com uma angústia sabe? Um negócio...

Mike: Quer destribuir dinheiro? Podemos!!! Ou então juntar meia dúzia de infortunados e sortear uma casa própria... O que acha? Podemos também.

Lola: Mike!!!... A gente sempre faz as mesmas coisas... A nossa vida anda muito sem sentido ultimamente...

Mike: E o que você quer que eu faça? Diz meu anjinho...

Lola: Eu quero uma coisa diferente... Mais humana sabe?

Mike: Pra que?

Lola: Ah...  Sei lá... Pra variar...Você não quer se sentir um ser humano melhor? Fazer o bem? Praticar coisas boas... Fazer algo realmente importante?

Mike: Lola, a gente faz isso o tempo todo...

Lola: Mas eu quero algo melhor...algo maior! algo realmente grandioso, sabe? algo como... hum...... algo como.... Os jogos olimpicos! Isso!

Mike: O que tem?

Lola: Os jogos Olimpicos de 2016! Bem que podia ser aqui em casa, hein...

Mike: Mas vai caber tanta gente?

Lola: Ah, a gente da um jeitinho... Faz uma farra! Hein, Mike! Não ia ser legal? Ter um monte de esportistas por aqui...suados...viris... lutando pelo ouro olímpico!

Mike: Hum...que excitante...

Lola: Seremos como os antigos imperadores romanos, com seus jogos de poder! Dando pão e circo ao nosso povo! Eles vão nos amar!

Mike: Já nos amam, meu amor, por nossa causa o Cristo é a sétima maravilha do mundo.

Lola: isso fichinha, Mike! Jornal de ontem! Notícia velha! Os jogos olímpicos sim é o que vai impressionar! Percebe? Entraremos nos anais  dessas pessoas.

Mike: Lolinha... Anais... Que delícia....

Lola: Isso sim seria divertido...

Mike: Mas 2016 está tão longe...Por que não transferimos logo? Pra que esperar até lá? Com uma ligação resolvo isso, quer ver?

Lola: Não, meu bebê. Agora não... precisamos de tempo para organizar tudo, não gosto de receber ninguém assim, de repente! Na bagunça! E além do mais essa cidade anda muito perigosa... Vai que, sei lá, tentam derrubar os helicópteros dos nossos visitantes...Vai ficar feio . Não pega bem... Vão nos achincalhar! Primeiro organizamos a casa e depois sim daremos a festa!

Mike: Lola, lola... O que seria da minha vida sem você?

Lola: Agora, vamos! Precisamos nos apressar. Tô sabendo que Madri tá querendo as olimpiadas por lá...

Mike: Mas é nunca! Com um telefonema resolvo isso!  A tocha olímpica será atochada aqui !

Lola: Ui, Mike...

Mike: O que foi, Lolinha?

Lola: é que esse papo de tocha, atochada, fogo olímpico, ai...me deixou com uma vontade!!!!

Mike: Vontade de que , héin...?

Lola: Ai, com uma vontade de treinar salto com vara...

Mike: Sério...?

Lola: Seríssimo!

Mike: Vamos providenciar essa vara agora!

Lola:  Hiroshima eu! Nagazaki você!


(se agarram num beijo violento)

fim



Nenhum comentário:

Postar um comentário