segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Palhinha da quarta passada, dia 18/11/2009 - Tema: Família

É ASSIM QUE TEM QUE SER
De: Renata Mizrahi

A cena dá idéia que é uma linda tarde de verão, numa daquelas cidades de casinhas, estilo americano, onde tudo é aparentemente calmo e harmônico. (Estilo Beleza americana) Mãe e filho estão no jardim numa dessas lindas casinhas comendo a mangas

Obs: Pode estar comendo outra coisa. Sugestão que comam algo que empapuça.
A imagem da mãe é daquelas mulheres que parecem estar sempre felizes, como se na vida não houvesse problemas, ou não querem vê-los.


FILHO (após um longo silêncio): Mamãe? Posso te fazer uma pergunta?

MÃE (feliz com sua manga docinha): Claro, meu filho.

FILHO: Por que você e o papai estão juntos?

MÃE (um pouco surpresa): Ué, filho, porque a mamãe e o papai são casados.

Filho: E por que vocês são casados?

MÃE (ainda mais surpresa): Ué, filho porque a mamãe gosta do papai e o papai gosta da mamãe.

FILHO: Gosta mesmo, mamãe?

MÃE: (um pouco constrangida com a pergunta): Claro, meu filho!

FILHO: Ah, Entendi. Então a gente casa com quem a gente gosta.

MÃE: Isso, filho. A gente casa com quem a gente gosta.

(Silêncio. Mãe volta a comer a manga e é mais uma vez surpreendida.)

FILHO: Então eu já sei com quem eu vou casar.

MÃE (com um pedaço de manga na boca): É mesmo, filho. Você já sabe? E com que o senhorzinho vai casar?

FILHO: Com o Ronaldo.

MÃE (engasgando com a manga): Por que com o Ronaldo?

FILHO: Porque eu gosto muito dele, mamãe. E eu sei que ele gosta de mim.

MÃE (cuspindo a manga): Não, meu filho. Você e o Ronaldo são amigos. Amizade é uma coisa, amor é outra.

FILHO: Ah, então é com ele mesmo que eu vou casar. A gente se ama de verdade, mamãe. Não é apenas uma simples amizade. Ele até desenhou um coração na minha blusa, ó.

(Ele mostra um coração desenhado na sua blusa. A mãe fica muito aflita.)

MÃE: Tira isso, meu filho! Tira isso!

FILHO: Por que, mamãe?

MÃE: Tira e não discute comigo!

FILHO: Mas...

MÃE: Tira!

(O filho tira a blusa sem entender por quê. Longo silêncio. Mãe se recupera.)

MÃE: Meu filho. Você não pode casar com o Ronaldo.

FILHO: Não?

MÃE: Não.

FILHO: Por quê?

MÃE: Por que o Ronaldo, meu filho, é homem, e você também é homem. E os homens só podem casar com as mulheres.

FILHO: Por quê?

MÃE (quase perdendo a paciência): Porque sim, meu filho. É assim que tem que ser.

FILHO: Por que é assim que tem que ser?

MÃE (cada vez com menos paciência): Porque é essa a sociedade que a gente vive.

FILHO: O que é sociedade, mamãe?

MÃE (já sem nenhuma paciência): Sociedade é um troço complicado que você não tem idade pra entender.

(Silêncio. O filho fica um pouco triste com o que disse a mãe. Os dois comem um pedaço de manga e mais uma vez a mãe é surpreendida)

FILHO: Mas, mamãe. Eu não amo nenhuma mulher. Eu amo o Ronaldo.

MÃE (recuperando a paciência): Meu filho, você ainda é muito pequeno. Ainda vai conhecer uma mulher que você ame muito e queira casar com ela.

FILHO: Mas e o Ronaldo?

MÃE: Também. O Ronaldo também vai conhecer uma mulher que ele ame muito e vai casar com ela.

FILHO: Puxa, mamãe. Eu não gostei da sociedade.

MÃE: Você é ainda é muito pequeno pra entender.

(Silêncio. Mãe acha que o assunto encerrou e, aliviada, coloca um grande pedaço de manga na boca. Até que mais uma vez é surpreendida)

FILHO: Ah! Eu já entendi!

MÃE (com a boca cheia de manga): Entendeu, meu filho? O quê?

FILHO: Eu vou mesmo me casar com uma mulher. Que nem o papai casou com você.

(Muito muito aliviada, mãe coloca mais um grande pedaço de manga na boca.)

MÃE: Que bom que você entendeu. Assim você vai ser muito mais feliz.

FILHO: Eu vou poder casar com uma mulher pra ser amante do Ronaldo, né mamãe?

MÃE (engasga com a manga): O que, meu filho? Você sabe o que é amante?

FILHO: Sei sim, mamãe. Amante é quando você ama de verdade uma pessoa, mas é casado com outra. Casamento a gente ama de mentira e amante a gente ama de verdade.

MÃE (engasgando mais com a manga): E onde você aprendeu isso, filho?

FILHO: Ué! Com você e com papai.

MÃE (engasgando mais): Comigo e com seu pai?

FILHO: É, mamãe. O papai é casado com você porque assim que tem que ser na sociedade, né?

MÃE (quase sem conseguir falar de tão engasgada): bem, não é bem assim...

FILHO: E é por isso que ele é amante do tio Silvio! Ah! Entendi!

(A mãe está engasgada com a manga, que cai de sua boca por toda parte, e fica completamente atônita.)

MÃE: O que, meu filho? Seu pai é amante do tio Silvio? Por que você está inventando isso?

FILHO: Eu não tô inventado, mamãe. Eu vi o papai e o tio Silvio de mãos dadas, um dia, quando eles foram me buscar na escola.

MÃE (quase morrendo): De mãos dadas?

FILHO: Igualzinho como eu fico com o Ronaldo.

(Mãe nos seus últimos segundos de vida começa a urrar.)

FILHO: Mamãe, tá tudo bem?

MÃE: Não, meu filho. Acho que a sua mãe ta morrendo.

FILHO: Já, mamãe? Não morre. Você ainda nem conheceu o Ronaldo...

(mãe morre engasgada)

FILHO: Mamãe! Não Morre! Mamãe, porque você morreu? O que foi que eu fiz? Mamãe!!!!!

(Filho começa a chorar como uma criança desprotegida)

FIM.

Vídeo da Cena

______

DESGOSTO DE FILHA     de Oscar Calixto
A cena se divide em dois planos: Plano da narração e plano do passado. Quando um acontece o outro paralisa. Mesa de almoço. Família está reunida. Narradora invade o palco e se coloca.

NARRADORA
Alguns fatos da vida são muito engraçados. As pessoas te julgam sempre pelos seus atos. Eu sempre assumi os meus, nunca me esconde de nada. Talvez esse tenha sido meu erro, fui muito odiada. Certa vez, me lembro, estava cheia, escondia um fato que todos sabiam, mas ninguém falava. Então, nesse dia, na hora do almoço, resolvi contar. Sem o mínimo de rodeios me fiz falar:
Filha
Sou lésbica.
NARRADORA
Todos pararam, se olharam profundamente e continuaram a almoçar, como se nada tivesse acontecido. Meu pai respirou, como se sobre isso fosse falar, mas em três palavras desviou-me até do olhar:
Pai
Me passa o arroz?
Filho
Toma.
NARRADORA
Contribuindo para a quebra...
Filho
Pô, esse frango tá uma parada!

NARRADORA
Minha mãe estava calada, e eu de ódio definhava:
Filha
Não vão falar nada?
Pai
Sobre o quê?
Filha
Disse que sou lésbica!
NARRADORA
Todos pareciam dispersos, somente pararam, se olharam, respiraram e almoçaram.
TODOS PARAM, SE OLHAM, RESPIRAM E ALMOÇAM. PARALISAM A CENA.
NARRADORA
E em cena minha mãe agora entrava!
Mãe
Eu vou buscar a rabanada.
Pai
Está uma delícia essa salada, querida.
NARRADORA
Nesse momento eu entrei em crise, fiquei profundamente decepcionada. Minha amiga me disse que, quando contou, foi até expulsa de casa, e ali, de todos, ninguém me notava. Então, enfurecida eu disse:
Filha
Não vai buscar a rabanada!
NARRADORA
Todos novamente se olharam, respiraram e almoçaram.
TODOS FAZEM
NARRADORA
Minha mãe sentou e num descaso, acreditem, também almoçou.
Mãe
Me passa o feijão?
NARRADORA
Aquilo era completamente irreal para mim, eu não estava dizendo “quero água” ou coisa assim, era um caso sério, dizia em outras palavras “Esqueça o casamento, eu não dou pra nada”. E eles nem se quer ligaram, fingiram que não escutavam. Há essa altura eu não era mais eu, estava possessa, com o demônio na cara!
Filha
O que acontece com vocês? Estão malucos, surdos ou se fazem? Eu estou dizendo que sou lésbica, lés-bi-ca, gosto de mulher, colo velcro, bato chaminé! Ouviram?
NARRADORA
Todos pararam, respiraram, e novamente almoçaram.
TODOS FAZEM
NARRADORA
Eu não conseguia entender aquela atitude, em outras casas caía o mundo, na minha eles ficavam mudos! O que havia de errado? Não compreendia. Tinham combinado? Eu não sabia. Então, rapidamente, tentei atingir de outra forma:
Filha
Ô mãe, a Sandrinha vem aqui hoje.

NARRADORA
E pela primeira vez obtive um resultado:
Mãe
Mesmo, filha? Vem jantar?
NARRADORA
Boa deixa, agora eu ia mandar...
Filha
Vem dormir comigo, é ela a minha namorada.
NARRADORA
Yes, comemorava, afinal tinham me percebido. Mas foi em vão, sabe o que eles fizeram? (todos param, se olham, respiram e almoçam) Minha paciência foi pro inferno naquele momento, junto com todos os modos. Não era possível, de nenhuma maneira se manifestavam. Parecia que ficavam surdos e certas palavras não escutavam. Sabem o que eu fiz?
Filha (chora alto e revoltosamente)
Pai
Minha filha? Está chorando?
Mãe
O que houve, Gabi? Por que chora?
Filha (soluçando)
Eu estou dizendo que sou lésbica e vocês não dão a mínima!
NARRADORA
E só nesse momento me escutaram:
Mãe
Minha filha, nós já sabíamos, só não queríamos constrangê-la!
Pai
Nunca perguntamos...
NARRADORA
Fiquei perplexa, e soluçando, perguntei:
Filha
Já sabiam?
Mãe
Já!
Filha
E não dizem nada?
Mãe
Dizer o quê, minha filha? Não é essa a sua escolha? Nós queremos que seja feliz!
Filha
Verdade?
Pai
Verdade.
Mãe
Nós te amamos, querida!
NARRADORA
A Sandrinha veio, nós dormimos juntas duas semanas, até que foi legal, o clima era de paz e todos nos respeitavam. Mas um dia nós brigamos e o namoro acabamos, ela não voltou, e eu, claro, fugia dos meus pais como o diabo da cruz, mas um dia foi inevitável, nós almoçamos juntos e eles então perguntaram:

Pai
Gabi, a Sandrinha não veio mais, vocês brigaram?
NARRADORA
Eu prontamente respondi:
Filha
Brigamos, nós... terminamos.
Pai
Isso passa... Daqui a pouco estão de volta!
Filha
Não, nós não vamos voltar. Eu estou apaixonada... por um cara.
O irmão se engasga e tem uma crise de tosse, falta de ar...
NARRADORA
Depois do transtorno, todos se olharam, respiraram profundamente e almoçaram. Complementei dizendo:
Filha
E... nós vamos nos casar... Estou grávida.
Pai
O quê? Mas isso é um absurdo! Eu não acredito numa coisa dessas! Quem é o cara?
Mãe
Calma, Roberto!
Pai
Eu vou matar esse desgraçado! Fala... quem é o cara?

NARRADORA
E a casa caiu...
Pai (tirando o cinto)
Menina, você merece uma surra! Venha aqui!
Mãe
Calma Roberto!
Pai
Eu vou matar você também sua sem vergonha! Você não era lésbica, filha da mãe?
Mãe
Calma Roberto!
Venha aqui! Venha aqui!
NARRADORA
Ninguém é perfeito!

B.O. Gradual

Pai  (continua perseguindo a filha ao redor da mesa com um cinto nas mãos.)
Venha aqui! Venha aqui! Venha aqui!  Vou te dar umas boas lambadas pra você aprender sua Desgraçada! Venha aqui! Venha aqui! Venha aqui! Mãe solteira é? Venha aqui! Venha aqui! Venha aqui!


Vídeo da Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário