sábado, 10 de outubro de 2009

Palhinha do espetáculo passado - quarta, 07/10 - Tema: FÉ


TEXTO É QUE NEM FILHO. PRIMEIRO A GENTE FAZ, DEPOIS A GENTE DÁ O NOME
Leandro Muniz


Padre Flávio Alberto está em sua sacristia. Entra uma jovem mulher, Joana.
Padre é muito sério, principalmente de início, e embora fale barbaridades, não é afeminado.

JOANA
Padre?

PADRE
Joana.

JOANA
Desculpe padre, entrar assim desse jeito.

PADRE
Você podia ter entrado dando uma cambalhota, seria mais criativo. Mas não faz mal.

JOANA
O que padre?

PADRE
Brincadeirinha.  Fiz piada, entendeu?

JOANA
Entendi.

PADRE
Sou padre, mas também sou filho de Deus.

JOANA
Sim

PADRE
Tá vendo como eu sou engraçado?

JOANA
Claro, o senhor tem ótimo senso de humor.

PADRE
Senhor está no céu. Aliás, ele ( aponta pra cima) também tem senso de humor.

JOANA
Acha mesmo padre?



PADRE
Claro, não acha muito engraçado por exemplo, quando a igreja católica propõe que o amor conjugal tenha uma fidelidade inviolável! Não é patético Joana?

JOANA (espanta-se)
Mas padre...

PADRE
Ahá! Piadinha de novo!

JOANA ( ri desconcertada)
Nossa, que susto! O senhor é mesmo muito espirituoso.

PADRE
Me chame de Flávio, apenas Flávio Alberto. Flávio Alberto de Almeida. Flávia Alberto de Almeida, o cantor apenas. Diga.

JOANA
Flávio Alberto.

PADRE
De Almeida, o cantor...

JOANA
De Almeida, o cantor.

PADRE
Adoro isso.

JOANA
Padre, vim lhe falar...

PADRE
Adoro ser chamado de “O cantor”, ou “Aquele padre que canta”, ou somente “ Padre Flávio”, ou  ainda “O da canção: Levanta essa batina e vem pra festa”. Desculpe, você falava...

JOANA
Ah, sim padre, venho lhe falar de algo que tem acontecido entre mim e meu noivo.

PADRE
Sim Joana, seu noivo, me lembro.  Otávio não é?

JOANA
Isso padre.

PADRE
Uma delícia.


JOANA
Como?

PADRE
Como. Uma delícia de companhia, um rapaz do bem, mas você falava...

JOANA
Sim, padre Flávio (pausa, e depois fala entediada) Alberto de Almeida, o cantor. Tenho vivido conflitos que estão tirando o meu sono. É difícil resolver, pois minha família mudou-se recentemente, todos sabem, estou só e sinto falta de minha prima, com quem eu dividia minhas questões...

PADRE
A Margareth?

JOANA
Sim

PADRE (como se lembrasse com leve tesão)
Hum...

JOANA ( nervosa)
Ela sempre me dava conselhos quando os rapazes iam longe demais. Essa cidade tem paredes que têm ouvidos, todos se conhecem, não sei mais em quem confiar!

PADRE
Entendo perfeitamente devotada Joana, mas acalma teu coração. Não sabes que estou sempre aqui, se você quiser, e vier, pro que der e vier contigo Joana? Jesus disse em voz alta diante do túmulo de Lázaro: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês e terei que suportá-los? Traga-me aqui o seu filho”. Lucas, capítulo nove, do versículo trinta e sete ao quarenta e um.

JOANA
E o que quer dizer padre?

PADRE
Não sei. Mas é uma passagem que gosto bastante.

JOANA
Entendi.

PADRE
Gosta bastante do seu namorado Joana?

JOANA
Noivo. Claro padre.

PADRE
Otávio né?


JOANA
Sim

PADRE
Uma “coisa” aquele menino... Mas você falava...

JOANA
Sim padre, dizia que tenho dúvidas quanto a conduta de Otávio. Ele anda estranho, extremamente carinhoso, mas apressado, querendo tirar de mim a todo custo... O senhor sabe...

PADRE
A roupa?

JOANA
Eu ia dizer inocência.

PADRE
Que seja. Joana. Joana, responda com sinceridade : Acredita mesmo que ele...


Entra Sacristão.


SACRISTÃO
Desculpe padre, não sabia que estava ocupado.

PADRE
Não se preocupe. Conhece Joana?

SACRISTÃO
Não sei.

PADRE
Namorada de Otávio.

JOANA
Noiva.

SACRISTÃO
Ah sim, Otávio? Hum...

PADRE
Rapaz galante, Joana tem bom gosto.

SACRISTÃO
Quer que eu volte outra hora?


PADRE
Não. Joana se importa que ele fique?  Não vai demorar.

JOANA
Não, de forma alguma.

PADRE
Ótimo. Você falava... Ah sim, que ele tirou sua roupa.


Sacristão começa a massagear Padre.


JOANA
Não padre! Você disse isso.

PADRE
Prossiga, prossiga.

JOANA
Acho que Otávio tem uma pressa em acelerar as coisas, e a igreja católica é clara quanto ao sexo fora do casamento.

PADRE
Ai, mais pra baixo...

JOANA
Perdão?

PADRE
Falei com ele. Prossiga, prossiga, que delicia esse dedão! Mais pra baixo. Aí, pára aí, ai que dor na lombar... Continue Joana.

JOANA
A verdade é que não sei se o amo, entende?

PADRE
Mas sente tesão?

JOANA
O que padre?!

PADRE
Devota Joana, acalma seu coração.  Afinal, o rapaz é um gostoso, não é Almeida?

SACRISTÃO
É sim senhor.

PADRE
Pode ir Almeida. Você já contribuiu bastante.

SACRISTÃO
Te espero lá em casa as onze?

PADRE
Não vou poder. Hoje tenho ensaio. Farei participação no show da banda Chocolate Sensual. Mas mande um beijo pros rapazes, em especial pro Fabão.

SACRISTÃO
Benção padre.

PADRE
Deus te abençoe Almeida.


Sacristão sai.


PADRE
Essa minha lombar, sei não. Os shows têm sido muito cansativos.

JOANA
Aliás parabéns, padre. Suas missas estão cada vez mais criativas.

PADRE
Obrigado.

JOANA
O senhor não tem medo de ficar pendurado no Santo Antônio?

PADRE
Já estou acostumado.

JOANA
O uísque em vez do vinho também foi uma novidade.

PADRE
Esse povo precisa experimentar coisas novas.

JOANA
Mas confesso que fiquei um pouco agoniada hoje quando o senhor usou aqueles malabares com fogo.

PADRE
Gosta de fogo Joana?

JOANA
Acho bonito padre.


PADRE
Joana, então se gosta, deixe o fogo se espalhar Joana!

JOANA
O que?

PADRE
Espalhar por esse corpo, que arde, que pulsa, quando o Otávio enfia as mãos nessas tuas coxas...

JOANA
Padre o que é isso?

PADRE (aproximando-se de Joana)
Quando ele toca nesses mamilos, lambe seu pescoço, e acaricia essa pele sedenta!Admita! Você está doida para ser possuída por esse desejo, Joana! Não lute contra ele! Viva, Joana! Viva esse amor! Mesmo que seja só sexo! Goze Joana!

JOANA
O senhor está louco! Afaste-se de mim!

PADRE ( sacode- a, segurando pelos braços)
Você precisa regozijar! Regozijar! E deixe o rapaz regozijar em você também!

JOANA
Socorro!

PADRE
Joana, eu me lembro como se fosse hoje. Eu e meus primos, correndo suados pelas ruelas da cidade. Aquela noite fria, num trecho escuro, saltitava extasiado... De repente tropecei numa pedra, e quando dei por mim, já tinha dado. A vida Joana, é pra ser vivida!

JOANA
Me larga!

PADRE
Quem nunca fez uma “meinha”?

JOANA
Larga!

PADRE
Uma suruba, uma pegação numa sauna...

JOANA
Socorro!

PADRE
Um botox, um boquete numa devota! Você gosta do meu botox, Joana?
JOANA
Padre nojento, me larga!

PADRE ( deitando Joana e fazendo movimentos pélvicos em cima dela, cantarola)
Levanta essa batina e vem pra festa! Levanta essa batina e vem pra festa!

JOANA (desvencilhando-se de Padre)
Seu tarado miserável! Eu nunca mais volto aqui! Desgraçado!


Joana sai chorando.

PADRE (ajoelha-se choro, no centro do palco)
Senhor! Perdoa esse pobre homem, que não sabe o que faz! Quase, quase essa mulher foi minha! Mas eu ainda tenho fé! E aquele noivo! Me perdoa senhor, mas é incontrolável! Eu quero senhor, eu quero! Eu também sou filho de Deus!


Joana volta. Padre levanta.


JOANA
Padre... Eu pensei melhor, e quero repensar sobre aquela questão de me regozijar inteirinha...

PADRE
Claro devota Joana, claro. Ajoelhe.


Joana ajoelha próxima de Padre


PADRE
Em nome do pai, do filho, e do espírito santo. Agora relaxe. Deus sabe o que faz. Amém!


Boquete e Blackout.




_______________________________


a cartomante

De Claudio Torres Gonzaga

típico ambiente de uma vidente, meio macumbeira, meio cigana. a cliente está na mesa e a mãe vidente chega.
CLIENTE
A Senhora é a Mãe Vidente?
mãe
Não precisa falar mais nada. Eu já sei tudo. Você quer saber mais sobre você, esclarecer coisas do seu passado e ver o seu futuro.
cliente
Nossa! Você e realmente ótima!
mãe
Mãe Vidente vê o passado, o presente e o futuro em 4 vezes no cartão.
cliente
(um pouco confusa) Você está dizendo que eu posso pagar a consulta no cartão?
mãe
Isso também. Eu vou ler a sua sorte num cartão.
cliente
Cartão que a senhora diz é uma carta grande?
mãe
Não. Cartão é o cartão de crédito mesmo. Vamos, me passa agora os seus cartões.
cliente, ainda meio confusa, vai entregando os seus cartões. mãe pega os cartões e começa a embaralhar. coloca eles empilhados em cima da mesa.
mãe
Corta.
cliente vai cortar como se fosse um baralho.
mãe
Não! (pega o primeiro da pilha) Corta despesas. Esse cartão aqui já está no limite!
cliente
(confere o cartão) É verdade.
CARTOMANTE
Estou vendo aqui que a senhora vai ter um futuro apertado.
cliente.
Por quê?
CARTOMANTE
A senhora num comprou uma calça jeans?
cliente
Comprei. Essa calça vai me levar a falência?
CARTOMANTE
A senhora comprou e comeu uma torta de chocolate inteira. A calça vai ficar apertada.
cliente
Obrigada, pelo aviso vou tomar cuidado.
mãe
(pegando outro cartão) Estou vendo aqui que você está com medo de perder o seu marido para uma mulher mais nova. Você gastou uma fortuna em cremes e roupas novas.
cliente
É verdade. O que mais?
mãe
O seu marido trabalha em Brasília.
cliente
Exatamente! Como a senhora sabe?
mãe
E que esse aqui é um cartão corporativo. (sente o peso) Esse tá carregado.
cliente
De energia ruim?
mãe
Carregado de despesa mesmo. (pega outro cartão) Estou vendo uma bela compensação...
cliente
Vou ser recompensada pelas minhas atitudes?
mãe
Estou vendo uma bela compensação, uma bela ficha de compensação. Mais de três folhas de despesas. (outro cartão) Esse aqui... (se concentra é usa o tom misterioso) eu quero que você se afaste dele e nunca mais traga ele aqui. Você tem que se livrar dele!
cliente
Mas por quê?
mãe
Ele está com a data de validade vencida. Quando a validade vence, você perde. (outro cartão) Estou vendo aqui que você não perdeu tempo. Tem se divertido bastante. Você é uma safadinha.
cliente
Agora a senhora errou. Eu não tenho me divertido nada.
mãe
Como não? Estou vendo aqui: comida cara, champanhe... motel...
cliente
Motel!? Me dá esse cartão aqui. (confere o cartão) Esse cartão é do marido. Aquele safado. Ele me paga. Obrigado Mãe Vidente, a senhora me ajudou muito (sai)
mãe
Por isso que eu digo: diga-me com que gastas que eu te direi quem é!
fim


Nenhum comentário:

Postar um comentário